O Projeto Escola de Inclusão pretende contribuir na formação inicial e continuada de profissionais que atuarão ou já atuam com alunos com público alvo da Educação Especial e Inclusiva, sendo espaço de divulgação e construção de metodologias que auxiliem aos professores não só no conhecimento como também na preparação de atividades para o público-alvo em questão.
Carga horária com certificação: 30 horas – 12 horas assíncronas e 18 horas síncronas. Cabe ressaltar que só receberá o certificado ou validação como disciplina com a carga horária de 30 horas quem cumprir 75% das atividades síncronas e assíncronas.
Atividades assíncronas: leitura de textos que serão disponibilizados no Google Classroom e preenchimento de questionário no Google Forms (todos os links serão disponibilizados pós inscrição). A atividade assíncrona deverá ser realizada, obrigatoriamente, antes do encontro síncrono do tema a ser estudado.
Atividades Síncronas: sempre às 6as feiras de 09 às 12 horas.
Cronograma:
DATA | ATIVIDADE | RESPONSÁVEL |
07/07/2023 | Altas Habilidades ou Superdotação | Fernanda Serpa e Sonia Nogueira |
11/08/2023 | Elaboração de PEI | Leomar Avellar |
01/09/2023 | Surdez e Surdocegueira | Tathianna Dawes e Alex Sandro Lins |
29/09/2023 | Baixa Visão e Cegueira | Thiago Duarte |
06/10/2023 | Espectro Autista | Viviane Leone |
03/11/2023 | Espectro Autista e Dupla Excepcionalidade | Viviane Leone e Fernanda Serpa |
Vagas: Serão oferecidas 60 vagas distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para licenciandos da UFF; 20 vagas para o público em geral e 20 vagas para alunos do CMPDI.
Inscrição até 25 de junho de 2023 no site http://escoladeinclusao.sites.uff.br
Ao completar o número de vagas para cada categoria, o formulário de inscrição será fechado e o pretendente à vaga ficará na lista de espera.
Link para Inscrição: https://forms.gle/Pvtsic9owr2JyoVq9
Haverá interpretação de/para Libras.
Atenção: para os alunos do CMPDI a atividade pode ser convertida na disciplina optativa: EGB 10147 – Atividades Disciplinares Intracurriculares II.