ESCOLA DE INCLUSÃO

Escola de Inclusão – Programa Novos Talentos CAPES 2012 – 2015

 

    Escola de InclusooLOGO 55Novos Talentos

 

Conheça aqui o projeto aprovado pela CAPES. Protocolo SIGPROJ.

Veja aqui as fotos dos eventos:

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 1: XI Escola de Inclusão: Curso para Professores da Educação Básica  – Oficinas: Braille; Libras; Materiais Didáticos Acessíveis, Robótica Educativa e Tecnologia Assistiva (Julho 2013);

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 2: XIII Escola de Inclusão: Curso para Professores da Educação Básica – Secretaria; Oficinas: Braille; Libras; Materiais Didáticos Acessíveis; Robótica Educativa e Tecnologia Assistiva; Encerramento (Agosto a Outubro 2014)

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 3: XIV Escola de Inclusão: Visita Guiada na UFF – Programação; Fotos (Dezembro 2014);

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 4: Participação em Eventos: ANEIS UPORTO (aluna de escola pública, com apoio da Escola de Inclusão participa do projeto Jovem cientista do Instituto Vital Brasil e UFF, fica em 1º lugar na Feira Científico Literária do IVB, e vai a Universidade do Porto apresentar a sua pesquisa em poster e mais 16 posteres de seus colegas de Projeto); I Diversidade e Inclusão (evento do Curso de Mestrado Profissional em diversidade e Inclusão – CMPDI, que conta com o apoio da Escola de Inclusão e aonde os Materiais Didáticos Acessíveis são apresentados por professores da Educação Básica que fazem os cursos da Escola de Inclusão e/ou se tornaram alunos do CMPDI); II Diversidade e Inclusão (idem); Feira Científico Cultural do IVB (Feira em que a escola de Inclusão oferece oficina de Robótica Educativa e faz Exposição de Materiais Didáticos Acessíveis); (2013-2015); 

Publicações de Artigos Em Revistas Nacionais e Internacionais

FRAGEL-MADEIR, LUCIANNE ; CASTRO, JULIANA S. C. DE ; DELOU, CRISTINA M. C. ; MELO, WAISENHOWERK V. ; ALVES, GUSTAVO HENRIQUE V. S. ; TEIXEIRA, PATRICIA P. ;CASTRO, HELENA C. . Dyslexia: A Review about a Disorder That Still Needs New Approaches and a Creative Education. Creative Education, v. 06, p. 1178-1192, 2015. (Hiperlink): http://dx.doi.org/10.4236/ce.2015.611116
FREITAS, César Gomes; DELOU, C. M. C. ; CASTRO, H. C. . Alunos com deficiência: investigação e análise das condições de atendimento de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Revista Educação Especial (UFSM), v. 28, p. 765-778, 2015. (Hiperlink): http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/ 15747
SOARES, Karla Diamantina de Araújo ; DELOU, C. M. C. . Astronomia para deficientes visuais: Inovando em materiais didáticos acessíveis. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 14, p. 377, 2015. (Hiperlink): http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_3_7_ex941.pdf
PESSANHA, Juliana Antunes ; PEREIRA, Eduardo Erick de Oliveira ; ALMEIDA, L. S. ; CAFEZEIRO, I. L. ; DELOU, C. M. C. . Issues of Attending High Skills/Giftedness Students: discussion of an important topic. Advances in education, v. 4, p. 1-7, 2015. (Hiperlink): http://researchpub.org/journal/ae/number/vol4-no1/vol4-no1-1.pdf
FREITAS, CÉSAR GOMES DE ; DELOU, C. M. C. ; SOUZA, SANDREIA CASTRO DE ; BRAGA, MAIRENE NASCIMENTO. People with Special Needs and the Accessibility of Websites of Educational Institutions: Using the Brazilian System to Point to a Current and Problematic Global Issue. Creative Education, v. 06, p. 2021-2027, 2015. (Hiperlink): Published Online March 2014 in SciRes. http://www.scirp.org/journal/cehttp://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.54038
LYRIO, ELOAH ; DELOU, CRISTINA ; MARINHO, LOURENA ; CASTRO, Helena Carla . ATMK: A Monera Kingdom Atlas for Presenting Cell Morphology and Biotechnology for Visually Impaired Students. Creative Education, v. 05, p. 290-296, 2014. (Hiperlink): Published Online October 2015 in SciRes. http://www.scirp.org/journal/cehttp://dx.doi.org/10.4236/ce.2015.618207
CARDOSO, F. S. ; THIENGO, A. ; SILVA, N. ; RODRIGUES, C. R. ; PAIXAO, I. C. ; DELOU, CRISTINA ; CASTRO, H. C. . Proteins: proposing the construction of a Didactical Multimedia Material to get Teachers and Interdisciplinarity Together. Advances in education, v. 03, p. 1-7, 2014. (Hiperlink): http://researchpub.org/journal/ae/number/vol3-no1/vol3-no1-1.pdf
DIAS, LÍVIA ; MARIANI, RUTH ; DELOU, CRISTINA M. C. ; WINAGRASKI, Erika ; CARVALHO, HELDER S. ; CASTRO, HELENA C. . Deafness and the Educational Rights: A Brief Review through a Brazilian Perspective. Creative Education, v. 05, p. 491-500, 2014. (Hiperlink): Published Online April 2014 in SciRes. http://www.scirp.org/journal/cehttp://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.57058
Isabel Mazza-Guimarães ; DELOU, C. M. C. ; Ruth Mariani ; Macedo N.R.P. ; CASTRO, Helena Carla . Just genetics: An inclusive material for deaf students. Academia Journal of Educational Research, v. 2, p. 98-103, 2014. (Hiperlink): https://www.academiapublishing.org/ journals/ajer/abstract/2014/Jun/Mazza-Guimaraes%20et%20al.htm
DELOU, CRISTINA M.CARDOSO, FERNANDA S. ; MARIANI, RUTH ; PAIXÃO, IZABEL C. P. ; CASTRO, HELENA C. . Gifted Children and Adolescents: Exploring the Perspective of a Group That Still Needs Educational Attention in Brazil. Creative Education, v. 05, p. 1224-1234, 2014. (Hiperlink): Published Online July 2014 in SciRes. http://www.scirp.org/ journal/chttp://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.513138
TORRES, Elenilde Maria dos Santos ; GOMES, Fátima ; DELOU, C. M. C. ; CASTRO, HELENA C. ; ALVES, Luiz Anastácio ; MARIANI, Ruth Maria ; SILVA, B. C. . Material Didático Para O Ensino De Imunologia A Indivíduos Com Necessidades Educacionais Especiais Na Perspectiva Da Surdez. Aleph (UFF. Online), v. 21, p. 55-67, 2014. (Hiperlink): http://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/10265/2/luizantonio_alvesetal_IOC _2014.pdf
DELOU, CRISTINA MARIA CARVALHO. O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial (Online), v. 27, p. 675-688, 2014. (Hiperlink):http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecialttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X14323
DELOU, C. M. C. ; SOUZA, ANDRESSA DA SILVA ; VALENTIM, VALENTINNE ; PASSOS, DEIVID ; ROSA, ANDREZA ; FARIAS, LARISSA DE OLIVEIRA ; MARROCOS MORAES, KAROLINE ; CASTRO, HELENA . Biotechnology: a non-existing word/world for the Brazilian deaf community. BMC Proceedings, v. 8, p. P262, 2014. (Hiperlink):http://www.academia.edu/13514126/Biotechnology_a_non-existing_word_ world_for_the_Brazilian_deaf_ community
Ruth Mariani ; COELHO, O. ; DELOU, CRISTINA ; RUBIM, C. ; PINTO, J. M. F. ; Castro, H.C. . O Dicionário on line Spread the sign: Integração Internacional de um recurso digital para a educação dos surdos. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 27, p. 28, 2013. (Hiperlink): http://pgebs.ioc.fiocruz.br/sites/pgss.ioc.fiocruz.br/files/u25/ARTIGOS%20PUBLICADOS% 202013.pdf

 

Resumos em Anais de Eventos

Mariani, R.; CASTRO, Helena Carla. Libras e Termos técnicos: Aonde divulgar? Spread The Sign. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
ALMEIDA, L. C. ; Tavares, V. M. ; ABREU, J. A. ; MARIANI, RUTH . Física e Surdez: Estratégias e Recursos didáticos para o ensino da primeira Lei de Newton. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
MERCON, T. ; SANTOS, D. O. ; DELOU, C. ; Mariani, R. ; Castro, H.C. . Aspectos da Comunicação acerca da Sexualidade e a surdez: Um estudo comparativo de sinais entre Libras e American Sign Language para a produção de material didático de relevância para a saúde da mulher surda. In: Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde. Dimensões do Humano no Ensino e nas práticas de saúde, 2014, São Paulo. Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde. São Paulo: Blucher Medical Proceedings, 2014. v. 1. p. 22-22. (Hiperlink): http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/aspectos-da-comunicao-acerca-da-sexualidade-e-a-surdez-um-estudo-comparativo-de-sinais-entre-libras-e-american-sign-language-para-a-produo-de-material-didtico-de-relevncia-para-a-sade-da-mulher-surda-9443
MERÇON, Thays ; DELOU, CRISTINA ; SANTOS, D. O. ; CASTRO, H. C. . Libras e a sexualidade: comparação de sinais com a American Sign lLanguage para a produção de material didático sobre temas de importância à saúde da mulher. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português? (José Saramago). Rio de Janeiro: INES, Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e, 2013. v. 12. p. 604-610. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
DELOU, CRISTINARANGEL, Luciane ; STELLING, E. P. ; CASTRO, Helena Carla . A surdez e a formação continuada: o caso do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de janeiro. Educação de Surdos em Países ?Há línguas em português? (José Saramago). Rio de Janeiro: INES, Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e, 2013. v. 12. p. 599-603. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
SILVA, C. M. R. ; Mariani, R. ; DOMINICK, R. S. . A Educação de Jovens e Adultos e o Museu Interativo da Matemática da UFF: Uma experiência Inclusiva com alunos do IEPIC. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. A Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2013. v. 1. p. 539-545. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/5525483863317680
BASTOS, R. V. A. ; Mariani, R. ; MACHADO, B. C. ; Castro, H.C. . Elaboração do Jogo Didático-Interativo ‘ A ordem das coisas: Buscando valores no Universo’. In: I Simpósio sobre o desenvolvimento da Produtos e Processos na perspectiva da Surdez: Sinais em foco, 2013, Niterói. Anais do I Simpósio Nacional sobre o Desenvolvimento de Produtos e Processos na Perspectiva da Surdez: Sinais em Foco, 2013. v. 1. p. 1-1. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
ROCHA, E. B. ; Mariani, R. ; COSTA, I. . Atividades para o ensino de ondas sonoras: uma proposta inclusiva. In: I Simpósio sobre o desenvolvimento da Produtos e Processos na perspectiva da Surdez: Sinais em foco, 2013, Niteroi. Anais do I Simpósio Nacional “Sinais em Foco”, 2013. v. 1. p. 1. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343
DELOU, C. ; CASTRO, Helena Carla ; Mariani, R. ; Lourena Marinho . Formação continuada de professores para a diversidade: A experiência da Escola de Inclusão. In: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013, Uberlândia. anais do XI CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2013. v. 1. p. código 7724. (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/8386383577325343

 

Trabalhos de Final de Curso Orientados pela Equipe do Projeto

06 Monografias de Graduação, 06 Dissertações de Mestrado, 02 Teses de Doutorado orientadas por CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU: n= 14 (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/4460682115015016
11 Monografias de Graduação, 18 Dissertações de Mestrado, 07 Teses de Doutorado, 04 Pós-Doutorado orientadas por HELENA CARLA CASTRO: n= 40 (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/5765020884056943
06 Dissertações de Mestrado, 04 Teses de Doutorado orientadas por IZABEL CHRISTINA NUNES DE PALMER PAIXÃO: n= 10 (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/3007049156248946
02 Monografias de Graduação, 02 Dissertações de Mestrado orientadas por LUCIANNE FRAGEL MADEIRA: n= 04 (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/2409980059036490
01 Monografia de Graduação, 15 Monografias de Aperfeiçoamento/Especialização, 01 Dissertação de Mestrado orientadas por EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES: n= 17 (Hiperlink): http://lattes.cnpq.br/4769008821320295

Quantidade total

85

 

PRÊMIO JABUTI 2015

2º lugar no Prêmio Jabuti 2015: Àrea: Educação e Pedagogia: Cristina M. Delou. Plano de Atendimento Educacional Especializado Integrado ao Plano Individual de Ensino com vistas a Aceleração de Estudos: sugestão adaptada do modelo de Joseph Renzulli. In: Angela M. R. Virgolim e Elisabete Castelon Konkiewitz. (Org.). Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. 01ed.Campinas, SP: Papirus Editora, 2014, v. 01, p. 411-426. (Hiperlink):https://drive.google.com/a/id.uff.br/file/d/0B4wPLSrXAjeZLUstMjM5TklORjQ/view?usp=sharing 

 

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 5: XV Escola de Inclusão – Mobilidade no País – Centro Nacional de Tecnologia Assistiva Renato Archer (Campinas)(Maio 2015);

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR 6: XVI Escola de Inclusão – Seminário de Conclusão do Projeto Novos Talentos – Campus do Gragoatá – UFF: Experiências, Memórias e Avaliação do Percurso (Maio 2015).

Skip to content